terça-feira, 31 de julho de 2012

Maternidades de São Paulo


Se você conhece mais alguma maternidade em São Paulo ou mais informações sobre as listadas abaixo, ajude este post a ficar mais completo! :)

Hospital São Luiz
Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 95 - itaim
Tel.: (11) 3040-1100
 , www.saoluiz.com.br
Rua Francisco marengo, 1312 -anália franco
tel.: (11) 3386-1100
 , www.saoluiz.com.br


Com quartos grandes, decorados e uma cama para acompanhante maior do que a média das outras maternidades, o São Luiz se destaca pelo conforto. A amamentação é feita ainda na primeira hora de vida, na sala de parto. Há um vídeo transmitido num canal interno que orienta a amamentação e cuidados básicos com o bebê. A mãe leva o DVD desse vídeo para casa e, se depois da alta houver dificuldades para amamentar, pode ligar ou voltar lá e receber orientações da enfermagem. Esse programa é chamado de Disk Bebê. A maternidade possui duas salas de parto humanizado, com cromoterapia, aromaterapia e banheira bem grande com hidromassagem. No teto, um céu de estrelas incrível. Todas as salas de parto possuem uma câmera que possibilita a transmissão do parto ao vivo, via internet. Há UTI Neonatal, com suporte psicológico para as mães. Um destaque é a chamada UTI Humanizada, para adultos. São quartos, e não leitos comuns, com banheiros próprios, aparelho televisivo, jogos e cromoterapia. A estrutura de concierge da maternidade é grande, com serviços de cabeleireiro e compras. Ainda há serviços como foto, vídeo e coleta de células-tronco de cordão umbilical, feita pela empresa Cryopraxis.

Maternidade Pro Matre Paulista
Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 383 - Bela Vista
Tel.: (11) 3269-2233 , www.promatresp.com.br

A Pro Matre faz parte do Grupo Santa Joana e só funciona como maternidade. Mesmo assim, é super bem preparada para qualquer tipo de imprevisto na gravidez e no parto. Possui UTI Semi-intensiva, UTI Adulta e UTI Neonatal. O alojamento é conjunto e o bebê só vai para o berçário quando a mãe quiser. Lá, há uma câmera em cima de cada bercinho que transmite imagens do recém-nascido para um televisor presente em todos os quartos. Há salas para parto humanizado, e nas salas em que são feitas as cesáreas, há o vidro plasmático, que fica opaco durante a cirurgia. Quando o bebê nasce, por meio de um sistema acionado dentro das salas, o vidro fica transparente. Para quem não tem convênio, o Plano Maternidade permite pagar o parto e a internação já nos primeiros meses de gravidez. A taxa de parto normal é de 22%.

Hospital e Maternidade Santa Joana
Rua do Paraíso, 432 – Paraíso
Tel.: (11) 5080-6000
 , www.hmsj.com.br

Todo moderno, com aparelhos novos e tecnologia de primeira. É isso que a gente vê ao entrar na maternidade. Os quartos são muito grandes e bem confortáveis. Um grande número de cirurgias ginecológicas e fetais é feito na maternidade e é ainda uma das únicas em São Paulo que realizam a chamada cirurgia a céu aberto, que é feita no bebê enquanto ele ainda está dentro do útero da mãe. Existem quatro unidades de UTI Neonatal, sendo uma delas semi-intensiva e outra para casos crônicos, aqueles em que o bebê fica mais de três meses internado. O Espaço Família é onde os familiares esperam pelo nascimento, acompanhando por meio de um monitor onde está a paciente: na sala de parto, no pré-parto ou já na recuperação pós-anestésica, que é o lugar onde a mulher se recupera da anestesia. Há também o vidro plasmático nas salas de parto, onde a família pode observar o recém-nascido. Há salas para parto humanizado, chamadas de LDR (Labor Delivery Room).

Hospital Santa Catarina
Avenida Paulista, 200 - Bela Vista
Tel.: 3016-4133, www.hsc.org.br

Tradicional em São Paulo, o hospital tem 105 anos e a maternidade, 34. Ela se destaca pela especialização em gravidez de alto risco. Ao chegar ao Pronto Atendimento Obstétrico, os médicos de plantão já definem o nível de urgência e encaminham a gestante para o atendimento. O hospital possui banco de sangue próprio e centro de medicina fetal e de hemodinâmica, e três unidades de tratamento intensivo – cardiológica, neurológica e UTI Geral. Na UTI Neonatal, os pais são estimulados a praticar o método canguru com o bebê, ou seja, segurá-lo junto ao peito nu por algumas horas. Os resultados desse método indicam que ele ajuda no desenvolvimento da criança, principalmente em recém-nascidos. E as mães esperam ansiosas por esse momento! Os bebês internados podem receber dois visitantes por dia, além dos pais. Crianças abaixo de 12 anos não podem entrar. Toda semana, há um trabalho promovido por psicólogos e assistentes sociais com as mães cujos bebês estão internados, como a prática de tecelagem e a Sessão Pipoca, em que podem assistir a um filme. Há uma sala de parto natural, com banheira para relaxamento, bola suíça e cromoterapia, mas não são permitidas doulas. O incentivo é para que haja amamentação ainda na primeira hora de vida do bebê. A maternidade já foi premiada três vezes pelo Top Hospitalar, e já recebeu a acreditação ONA nível 3 e a canadense.

Hospital Israelita Albert Einstein
Av. Albert Einstein, 627/701 – Morumbi
Tel.: (11) 2151-1233 , www.einstein.br

As instalações e os serviços de hotelaria do hospital são um dos seus pontos mais fortes. Há serviços como cabeleireiro e manicure que podem ser feitos no próprio quarto. O serviço de Home Care, em que uma enfermeira vai até a casa da família nos primeiros dias depois da alta, é um diferencial importante. Não há custos para este serviço em caso de alta precoce – considerada até dois dias depois do parto. Com 25% de partos normais, é uma das maternidades particulares de São Paulo com maior índice de realização desse tipo de parto. É estimulado o alojamento conjunto, e o bebê só vai para o berçário caso a mãe queira. A UTI Neonatal é bem equipada e conta com três níveis de segurança: quanto mais longe da porta de entrada, mais cuidados precisam os bebês internados – assim eles quase não têm contato com pessoas de fora. Os irmãos dos bebês internados podem visitar e ainda têm suporte psicológico. A preocupação com a higiene é visível em toda a maternidade, com recipientes de álcool em gel por todos os cantos, inclusive em cada bercinho no berçário. Nas salas de parto, janelas de vidro plasmático podem ser desligadas durante o parto e ligadas para que os familiares no corredor vejam o bebê logo depois do nascimento. Há a facilidade de registrá-lo dentro da maternidade.


Créditos: Essa postagem foi criada a partir de um post da yaya2012 no fórum da Baby Center.

Nenhum comentário:

Postar um comentário