terça-feira, 31 de julho de 2012

Maternidades do Rio de Janeiro


Se você conhece mais alguma maternidade no Rio de Janeiro ou mais informações sobre as listadas abaixo, ajude este post a ficar mais completo! :)

Maternidade Perinatal
Rua das Laranjeiras, 445 – Laranjeiras
Tel.:
 (21) 2102-2300, www.perinatal.com.br
Av. Emb. Abelardo Bueno, 201 – Barra
Tel.: 
 (21) 3722-2000, www.perinatal.com.br


São duas unidades: Barra e Laranjeiras. Para as grávidas que querem ser mimadas e não abrem mão de um lugar confortável, é a maternidade ideal. Há todo um trabalho para as gestantes não se sentirem em uma maternidade, mas, sim, em um hotel. Quer exemplos? Manicure, cabeleireiro, maquiador e massagista estão à disposição sem custo extra. Produtos para a mãe e para o bebê da marca Granado vêm de brinde, assim como um CD com músicas para bebês, toucas e meias. Isso sem falar que, na saída, a mãe leva um DVD com um filme de um minuto do recém-nascido. Para manter um clima alegre e descontraído, a cada vez que nasce um bebê, soa uma corneta e as televisões espalhadas pela maternidade param suas programações normais para exibir a imagem do recém-nascido. Claro que tudo isso vem acompanhado de boa infra-estrutura. UTI Neonatal e UTI para as mães garantem o bom atendimento às gestações de risco. Uma das salas de parto é mais ampla, destinada ao nascimento de múltiplos, porque para esse atendimento serão necessários mais de um pediatra. O Projeto Nascer parcela o parto pelo número de meses que faltam para a gestação terminar (no mínimo três meses de gestação).

Casa de Saúde São José
Rua Macedo Sobrinho, 21 - Humaitá
Tel.: 
(21) 2538-7626, www.cssj.com.br

Uma das maternidades mais tradicionais do Rio de Janeiro. Destaca-se no apoio à amamentação – nos corredores há quadros do Ministério da Saúde com mensagens de incentivo e todos os funcionários (inclusive os da limpeza e da copa) são treinados para esclarecer eventuais dúvidas das mães. O Grupo de Incentivo ao Aleitamento Materno, Giam, orienta pais e mães também com os cuidados com os bebês, como banho, troca de fraldas e curativos do coto umbilical. Por ficar dentro de um hospital, a maternidade também está bem preparada para receber casos de risco. Depois da alta, a mãe pode tirar suas dúvidas em relação à amamentação por telefone ou agendar uma ida à Casa de Saúde São José. Esse serviço é gratuito.

Hospital Pasteur
Avenida Amaro Cavalcânti, 495 – Méier
Tel.: 
(21) 2104-4400, www.hospitalpasteur.com.br

Entrando na maternidade, a gente logo vê: parece que toda a equipe está bem sintonizada com as mães. A satisfação das pacientes é evidente, e há quadros com fotos dos bebês e mensagens de carinho e agradecimento à equipe do Pasteur. Como fica dentro de um hospital, tem uma UTI de adultos, bem equipada para atender casos de risco. A UTI Neonatal está sendo ampliada, e contará com 30 leitos para os bebês que precisarem ficar internados. A referência em gestações de alto risco é comprovada pelos números: entre 12% e 14% dos recém-nascidos do Hospital Pasteur necessitam de cuidados intensivos, o que é um índice acima da média. Existe apoio psicológico para as mães cujos bebês estão internados, e elas têm um espaço só delas, a “sala das mamães”. A maternidade ainda oferece algumas vacinas e testes (da orelhinha, do olhinho e do pezinho), curso de gestantes, berçário online e internet wifi - tudo sem custo.

Créditos: Essa postagem foi criada a partir de um post da yaya2012 no fórum da Baby Center.

Nenhum comentário:

Postar um comentário